A- A A+
FacebookInstagram

O que é o programa ambientação?

 

O Ambientação é um programa de comunicação e educação socioambiental, cujo objetivo é promover a mudança de comportamento e aquisição de atitudes ambientalmente corretas no dia-a-dia dos funcionários da administração pública do Estado de Minas Gerais.

 

O Programa tem duas linhas de ação: Atitude Consciente e Qualidade de Vida no trabalho. Nesse sentido, desenvolve campanhas relacionadas ao consumo consciente, coleta seletiva, comportamento no trânsito, arrumação e limpeza, saúde do corpo, redução da poluição sonora e antitabagismo.

 

Quem somos

Comissão Gestora:

 

  1. Cleuza Glória de Amorim Oliveira - Coordenadora Geral do Programa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  2. Deise Maia de Oliveira - Chefe de Gabinete e Coordenadora de Gestão do Programa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  3. Shirlei de Souza Chaves - Representante da Assessoria de Comunicação - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  4. Daniela Lemos Ferreira - Representante do ISEAT.
  5. Daniela Martins de Paulo - Representante da ESSA.
  6. Patrícia Carla de Queiroz - Representante da ESSA.

 

Grupo de Facilitadores

  1. Vanusa Medrado de Almeida
  2. Luciene Fernandes da Costa
  3. Maria Alice Braga
  4. Gladys Alves Barcelos

 

Seja você também um parceiro do nosso programa! Envie um e-mail para nós: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

LINHA DE AÇÃO 1 - Atitude Consciente

 

Essa linha de ação possui três campanhas que contemplam temas relacionados ao comportamento, a fim de despertar a responsabilidade quanto ao uso correto dos bens e serviços da administração pública e dos recursos naturais.

 

Campanhas de Consumo Consciente
O objetivo é despertar nos funcionários a importância do consumo consciente, da redução do desperdício e do reaproveitamento de materiais, além de alertá-los, no momento das compras, para os produtos com diferenciais ecológicos, seja nele próprio (preciclável), seja em seu processo produtivo (menor consumo de energia e matéria-prima).

 

Campanha de Coleta Seletiva
Coleta Seletiva é o processo que viabiliza os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e envolve: redução da geração de resíduos, reutilização de materiais e separação para reciclagem.

 

O resíduo potencialmente reciclável pode ser doado ou  comercializado. Nessa perspectiva, além de fortalecer a consciência ecológica, a coleta seletiva também possui o aspecto social, com a geração de trabalho e renda para famílias que vivem da reciclagem.

 

Campanha de Comportamento no Trânsito e Manutenção de Veículos


A utilização de veículos, em geral, produz impactos negativos sobre o meio ambiente: motores desregulados geram mais emissões veiculares, lançando no ar gases nocivos; o ato de buzinar excessivamente provoca poluição sonora e irritação nos motoristas e passageiros.

 

Outros comportamentos inadequados, como buzinar e atirar objetos pela janela, são maus exemplos que devem ser corrigidos para minimizar os problemas ambientais, especialmente nas cidades. Portanto, é necessário conscientizar e sensibilizar motoristas e usuários de veículos em relação ao comportamento no trânsito e à manutenção de automóveis.

 

LINHA DE AÇÃO 2 - Qualidade de Vida no Trabalho

 

Essa linha de ação busca o bem-estar dos funcionários. Quatro campanhas são desenvolvidas, contemplando não só aspectos ambientais, mas também os relacionados à saúde e à segurança, implicando melhoria contínua da qualidade de vida e a sua satisfação no trabalho

 

Campanha de Redução da Poluição Sonora


Um ambiente de trabalho saudável está diretamente ligado à redução do nível de barulho e ruído. Conversas e discussões, volume alto de telefones, entre outras situações que provoquem desconcentração, podem gerar incômodo e prejudicar o desenvolvimento das atividades. Deve-se minimizar o desconforto dos funcionários gerado pelos ruídos excessivos em suas áreas de trabalho.

 

Campanha de Arrumação e Limpeza


O dia-a-dia de trabalho pode gerar acúmulo de papéis e outros materiais em mesas, gavetas e armários. Além de desperdício, ao longo do tempo pode provocar um alto índice de estresse e má qualidade de vida.

 

Para melhorar o ambiente, é preciso promover regularmente a manutenção da limpeza e da organização dos diversos setores da instituição.

 

Relatório de Campanhas - 2012

 

- Gincana solidária (arq. em pdf, 1.00Mb)
- Doação de sangue (arq. em pdf, 1.15Mb)
- Na luta contra o Câncer (arq. em pdf, 618Kb)
- Educação para sustentabilidade (arq. em pdf, 1.65Mb)
- Estudar vale a pena (arq. em pdf, 1.29Mb)
- Saúde do servidor (arq. em pdf, 621Kb)
- Hiperdia: Saúde e sustentabilidade (arq. em pdf, 723Kb)