A- A A+
FacebookInstagram

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA

 

A Escola Sandoval Soares de Azevedo desenvolve os seguintes programas/projetos.

 

1- Grupo de Desenvolvimento Profissional – GDP - O Projeto que iniciou em 2005, implantou, no decorrer dos anos, melhorias significativas na Escola. Seu objetivo é formar grupos de estudo de professores como meio de incentivar o trabalho pedagógico durante todo o ano. Em 2011 e 2012 foram atendidos 15 professores e 395 alunos do turno da noite.

 

2- Poupança Jovem - No ano de 2008 a escola iniciou sua participação neste programa o qual representou uma oportunidade que o Governo do Estado de Minas Gerais vem oferecendo para que o jovem tenha possibilidades de construir sua própria história, intervindo na sociedade e atuando como protagonista nesta. A proposta é contribuir para a formação de identidade e de projetos de vida do aluno através de práticas esportivas, pedagógicas, artísticas e culturais. O aluno faz jus a um beneficio financeiro de R$ 1.000,00(Mil Reais) correspondente a cada série do Ensino Médio em que obtiver aprovação. Proporciona também atividades extracurriculares para este, como aulas de inglês e informática e trabalha para conscientizar o aluno de seus deveres para com os estudos. Seu principal foco é aumentar os resultados nas avaliações sistemáticas e diminuir a evasão escolar no Ensino Médio. Estão sendo atendidos nesse ano, 905 alunos do ensino médio matriculados nos turnos da manhã e noite.

 

3- Aluno de Tempo Integral - Com inicio no ano de 2007, a Escola aderiu ao Projeto, o qual vem atendendo 44 alunos do 1° ao 5° ano em 02(duas) turmas, por ano. O objetivo principal do projeto é melhorar a aprendizagem de alunos por meio da ampliação da sua permanência diária na escola, tendo como objetivos específicos: ampliar os conhecimentos do aluno, sanar as defasagens apresentadas no processo ensino aprendizagem, reduzir o índice de aprovação, etc. Os alunos recebem, além de reforço escolar, alimentação diária (café da manhã, almoço e lanche). O projeto oferece atividades lúdicas, sócio-culturais, oficinas de música, xadrez, noções básicas de informática, higiene e educação ambiental. Toda atividade desenvolvida busca garantir que toda criança esteja lendo e escrevendo até os 08 (oito) anos elevando assim sua possibilidade de aprendizagem e aquisição de conhecimento, além de permitir o crescimento do aluno como agente ativo e crítico na sociedade. Neste ano estão sendo atendidos 02 (duas) turmas com 50 alunos cada.

 

4- Minas Olímpica - O Projeto é uma parceria entre a Fundação Helena Antipoff e a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude. Foi constituído e executado na instituição no sentido de contribuir de modo lúdico e participativo para a formação da identidade e de projetos de vida de educandos. Tem por objetivo possibilitar o acesso, a prática e a vivência diversificada a partir de três eixos: (qualidade de vida e saúde, artes e esporte/lazer) para crianças e adolescentes da comunidade de Ibirité na faixa etária entre 08 e 12 anos, através de práticas esportivas, pedagógicas, artísticas e culturais o projeto visa possibilitar o acesso e a releitura de linguagens culturais diversas como: o esporte, o cinema, a dança, o teatro, a música, a poesia, as lutas, a fotografia, etc.

 

Alunos do ensino superior e professores da instituição atenderam em 2010 e 2011, aproximadamente, 100 crianças e adolescentes no programa, durante 5 dias da semana. Este projeto possibilitou a construção de um Galpão coberto para práticas poliesportivas que atualmente atende às atividades do próprio projeto.

 

5- Escolas em Rede - É um projeto de apoio técnico e financeiro que representa uma rede de relacionamento com as escolas que participaram do programa Jovem do Futuro (INSTITUTO Unibanco) parceria com SEE/MG, com vistas a manutenção da boa gestão alcançada por estas escolas. Em 2012 estão sendo atendidos, aproximadamente, 320 alunos das turmas de terceiros anos do Ensino Médio.

 

6- Formação Inicial para o Trabalho (FIT) - Do Programa de Melhoria da Qualidade e Eficiência do Ensino Médio “Promédio”, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação tem por objetivo capacitar alunos do ensino médio, por meio do uso de novas tecnologias, para inserção no mercado de trabalho. Para este projeto foram capacitados vários professores e estes ministraram as aulas para alunos do ensino médio com os seguintes conteúdos: Blender, construção de web site, editoração eletrônica, Impress, introdução de banco de dados, QCAD, e montagem e manutenção de micros. Já foram atendidos 331 alunos, desde sua implantação em 2009.

 

7- Grupo De Desenvolvimento Do Programa Educação Afetivo Sexual – GDPEAS - É um programa financiado pelo Governo Estadual cujo objetivo é capacitar professores de Ciências Biológicas para os temas afetividade e sexualidade. Atende a comunidade escolar utilizando oficinas e promovendo a saúde e melhorando a qualidade de vida dos alunos. Devido ao sucesso deste projeto, foi inserido no currículo da escola a disciplina Educação Afetivo sexual no Ensino Fundamental. Entre 2010 e início de 2011 foram atendidos 63 alunos. Em 2012, as temáticas desenvolvidas no referido programa, foram incorporadas ao currículo das disciplinas de Ciências e Biologia.

 

8- PROERD - É um Programa Educacional de Resistência ao uso de Drogas e à Violência tem por objetivo prevenir o uso de drogas e combater a violência entre os jovens. É uma iniciativa da Polícia Militar de MG junto à SEE/MG e é desenvolvido em parcerias com escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino. São oferecidos cursos às crianças e adolescentes que estejam cursando do 5º ao 7º anos do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. Em 2011 foram atendidos 129 alunos dos 5º anos e em 2012 estão sendo atendidos 122 alunos do 5º anos.

 

9- Olimpíadas Matemática - Cumprindo seu compromisso com a educação, a escola vem se destacando ao longo de sua história em eventos, obtendo premiações e certificações de honra ao mérito. Dentre elas, obteve no ano de 2010, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, 6 certificados de menções honrosas pelo desempenho e conquista de 03 medalhas de bronze, sendo, 01 na Olimpíada Mineira de Matemática e 02 nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Pública e 1 medalha de ouro, sendo que em 2011, a escola obteve 4 certificados de menção honrosas pelo desempenho.

 

Fonte: Relatório Setembro/2012