Você está aqui:

Notícias

1ª Mostra de Campo do Curso Técnico em enfermagem trouxe conhecimento e vivência profissional aos alunos

Publicado em: 
15/03/2019
Última modificação: 
23/10/2019

A FHA busca sempre desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, usando como estratégia, além das aulas expositivas, uma metodologia ativa que associa teoria e vivência profissional.

E foi seguindo essa proposta, que o Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo/FHA, promoveu no último dia 13 de março, a 1ª Mostra de Campo de Atuação da Enfermagem, realizada no auditório da Instituição. Projeto desenvolvido pela disciplina ‘’saúde na família e na comunidade’’ que trata da saúde pública no Brasil. Os alunos que fazem parte do primeiro módulo do curso, apresentaram em equipe, trabalhos de pesquisa desenvolvidos após realizarem visita técnica em onze locais distintos, considerados importantes campos de atuação da enfermagem. As apresentações se desenrolaram durante todo o dia e noite. Todos locais selecionados são Instituições públicas ou filantrópicas, no nível de atenção primária e secundária.

O evento proporcionou também um contato direto dos alunos com profissionais da área, por meio de palestras e rodas de bate papo. A exemplo da equipe do SAMU, que prendeu a atenção de todos com relatos de experiências do cotidiano da profissão, além de passar dicas e informações essenciais aos alunos.  

A meta central deste trabalho é desenvolver nos educandos, pensamento crítico, capacidade de argumentação, solução de problemas e trabalho em equipe. Sua importância é mostrar a versatilidade e magnitude da enfermagem, contribuindo para uma formação técnica de excelência e melhor qualificação da assistência prestada pelo futuro profissional enfermeiro.

Agradecemos a todos profissionais das Instituições visitadas que disponibilizaram seu tempo  para atender os alunos. São elas:

*Unidade básica de saúde

* Hemominas

* Zoonoses

* DST AIDS Iria Diniz

* CAPS infantil

* CAPS Adulto

* Creche bom Pastor

* MG transplantes

* Colônia Santa Isabel

* SAMU

* CRIE vacinas

* Instituição de longa permanência para idosos.