Você está aqui:

Notícias

Cidadão Global: de Minas para o Mundo

Publicado em: 
27/08/2020
Última modificação: 
27/08/2020

O projeto “Cidadão Global: de Minas para o Mundo”, desenvolvido pela Fundação Helena Antipoff em Ibirité/MG, tem como objetivo trabalhar a educação como ferramenta para eliminar fronteiras e levar os alunos de escola pública a terem acesso à educação intercultural.

Acreditamos que a educação atua como catalisadora das boas mudanças no mundo e isso só acontece a partir do momento em que se consegue transformar primeiramente a realidade do aluno para melhor! Para isso, a nossa motivação é fazer com que os jovens enxergam o seu papel como cidadão ativo na sociedade e possa exercê-lo com autoconfiança. Sendo assim, buscamos estabelecer uma ponte entre os desafios globais e as necessidades locais, desenvolver competências e habilidades para que o aluno se transforme em um agente de mudança na sua escola e comunidade.

O projeto acontece durante todo ano letivo com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Ao longo do ano, os alunos participam de palestras, formações, oficinas com temas baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e aulas de conversação de inglês e espanhol.

Além disso, os participantes são convocados a serem multiplicadores dessa formação e assim realizarem atividades de intervenção na escola de forma a proporcionar mais interação e engajamento social na mesma.

Como culminância do projeto, no fim do ano letivo, os alunos participantes passam por um processo de seleção de bolsas de estudo por um ano fora do Brasil para vivenciar a cidadania global. Tais méritos só acontecem através da colaboração de grandes parceiros como a AFS Intercultura Brasil (Organização que realiza a seleção das bolsas e os tramites do intercâmbio) e principalmente de empresas privadas como a Ibiritermo S.A que patrocinam as bolsas.

As bolsas de intercâmbio incluem os estudos de um ano letivo em escola no exterior, estadia em casa de família e passagens aéreas trecho internacional. Entretanto, os alunos selecionados precisam arcar com as despesas pessoais durante esse período, assim como gastos com vistos, passaportes e passagens do trecho doméstico entre outros.