Você está aqui:

Notícias

Saúde Mental

Publicado em: 
09/10/2020
Última modificação: 
09/10/2020

Desde 1992 o dia 10 de outubro foi instituído como Dia Mundial da Saúde Mental com o intuito de demonstrar a importância de cuidarmos da nossa mente. A data propõe reflexões e discussões sobre a saúde mental, tema ainda ignorado e, muitas vezes, desconhecido em nossa sociedade. Muitos avanços foram obtidos e preconceitos quebrados, porém, ainda é necessário evoluir, no que diz respeito, ao cuidado com a mente, pois, assim como um adoecimento físico, qualquer alteração mental, quando não tratada pode resultar em morte precoce.

Ter saúde significa estar em um estado de completo bem-estar físico, mental e social, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

É preciso estar atento a alguns sintomas que podem ser relacionados com a saúde mental como: alterações no sono, na alimentação, nas relações, nas atividades escolares e laborais que antes fazíamos sem dificuldades e aos poucos tornam-se um problema, “um peso”. Enfim, mudanças em no comportamento pode ser sinal de que algo não está bem, e muitas vezes não são identificadas e até ignoradas.

As perturbações de natureza mental e os transtornos mentais são hoje uma das doenças mais incapacitantes do século XXI. A depressão, por exemplo, é uma das doenças mais incapacitantes do mundo e muitas vezes leva a pessoa que está com esse sofrimento ao suicídio.

É preciso nos cuidar e buscar tratamentos adequados, a Fundação Helena Antipoff através da Clínica de Psicologia Édouard Claparèd oferece atendimento com profissionais especializados para lidar com as dificuldades e adoecimentos emocionais. Cuide-se!