Alunos da FHA participarão da final Torneio Nacional de Robótica (TBR)

16/10/2022
16/10/2022

A Fundação Helena Antipoff (FHA) recebeu a etapa regional da Grande BH do Torneio Brasil de Robótica (TBR). A competição aconteceu na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo e contou com dezessete equipes das cidades de Ibirité, Belo Horizonte, Lagoa Santa, Divinópolis, Montes Claros, Nova Era, João Monlevade e Rio Piracicaba, oriundos de escolas públicas e privadas.

Cinco equipes da Escola Sandoval Soares de Azevedo (ESSA) conquistaram vaga na etapa nacional do TBR, sendo a única escola da rede pública de Minas Gerais a representar o estado. As equipes Tropa MEC, Upcycling, Químicos Atômicos, Uail.E e Pequenos Sobreviventes irão ao Rio de Janeiro nos dias 10 e 11 de dezembro para o torneio final.

A realização da décima temporada do Torneio Brasil de Robótica, envolveu o corpo discente, docente, servidores e comunidade escolar, que abriram as portas para receber todos os participantes. O TBR desenvolve competências que propiciam criatividade, inovação e o desenvolvimento tecnológico, que contribui para a formação das crianças, jovens e adultos.

O tema deste ano é baseado no décimo primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

O torneio

A organização do TBR acontece em diferentes etapas e processos de avaliação, que objetivam ao desenvolvimento humano nos conceitos de Mérito Científico, Organização e Método, Tecnologia & Engenharia. As etapas do torneio podem ser internas, regionais e nacional, que disputam em nove categorias e envolvem alunos dos 3 aos 40 anos. O torneio acontece dentro do espírito de inovação e competitividade, o foco é fazer com que os participantes possam compreender melhor sua localização no mundo, dentro da comunidade que habitam, no despertar da capacidade de realização e necessidade de uma sociedade mais igualitária.