Você está aqui:

Notícias

Novembro Azul

Publicado em: 
03/11/2020
Última modificação: 
03/11/2020

O movimento Novembro Azul originou-se na Austrália em 2003 e ficou mundialmente conhecido como Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro). A iniciativa partiu de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, que tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina, inspirados por uma campanha de combate ao câncer de mama. Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, registra-se anualmente cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pela doença.

Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Quando aparecem alguns sintomas como, por exemplo, dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.

A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce. Quando há a identificação precoce do câncer de próstata, o índice de cura pode chegar até 90%.