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Perguntas frequentes

Museu Helena Antipoff

1. Qual o horário de funcionamento?
O Museu Helena Antipoff funciona de segunda a sexta-feira de 7:00 às 16:00.

2. Como faço para visitar?
Turmas de instituições de ensino devem ser agendadas antecipadamente através do telefone: (31) 3521-9531 ou pelo e-mail: museu@fha.mg.gov.br.

As visitas livres podem ser feitas no horário de atendimento do Museu.

3. Como faço para consultar o acervo?
 A consulta ao acervo deverá ser previamente agendada pelo telefone (31) 3521-9531 ou pelo e-mail: museu@fha.mg.gov.br.

4. Posso reproduzir o acervo consultado?
Cópias reprográficas de documentos originais não são permitidas.

5. Os visitantes podem fotografar os espaços do Museu  ou o acervo  em exposição?
Não, aos visitantes do Museu está vedada a execução de fotografias no seu interior.

Clínica de Psicologia Édouard Claparède

1. Como faço para agendar atendimento para meu filho?
É necessário trazer o encaminhamento (proveniente da escola, do conselho tutelar ou da rede de saúde de Ibirité) no horário de 08:00 às 12:00 ou de 13:00 às 16:00 de segunda a sexta-feira.

2. Quem é o público alvo da clínica?
Crianças e adolescentes.

3. Como faço para chegar até a clínica de ônibus?
As linhas 3355 (Canaã), 3390 (Jd das rosas), 3340 (lago Azul), 1003 (Canoas), 1004 (Recanto da lagoa) tem ponto em frente à Fundação Helena Antipoff.

4. Quais especialidades de atendimento a Clínica oferece?
Nutrição, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e assistência social.

5. Quais os documentos necessários para o atendimento?
Xerox da certidão de nascimento ou identidade do menor, xerox da identidade dos pais ou responsável legal e xerox do comprovante de endereço recente.

Oficinas Pedagógicas Caio Martins

1. Para participar das oficinas é preciso pagar alguma taxa?
Não, as oficinas são gratuitas.

2. Qual a idade para poder participar das oficinas? Existe algum outro critério de participação?
As oficinas são abertas a todas as idades. Todas as pessoas do município de Ibirité poderão participar das aulas.

3. Existe algum tipo de benefício ou transporte gratuito para ajudar os alunos que moram longe?
Não. As oficinas não se responsabilizam pelo transporte de seus alunos.

4. Qual o telefone de contato?
O telefone de contato é 3521-9537.

5. É possível que o aluno faça mais de uma oficina?
Sim. O aluno que desejar poderá fazer mais de uma oficina dependendo da disponibilidade de vaga.

Lei de Acesso à Informação

1. O que é a Lei de Acesso à Informações (LAI)?
A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI, regulamenta o direito previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicas, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.

2. O que são informações?
De acordo com o art. 4º, inciso I, da Lei nº 12.527/2011, informações são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, registrados em qualquer suporte ou formato.

3. Quais são os tipos de informações que os cidadãos podem ter acesso?
Com a Lei de Acesso à Informação, a publicidade passou a ser a regra e o sigilo, a exceção. Desta forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informação pública produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública. A LAI, entretanto, prevê algumas exceções ao acesso as informações, notadamente aquelas cuja divulgação indiscriminada possa trazer riscos à sociedade ou ao Estado. 

4. É preciso justificar o pedido de acesso à informação?
Não. De acordo com o art. 10, § 3º da LAI, é proibido exigir que o solicitante informe os motivos de sua solicitação. Entretanto, o órgão/entidade pode dialogar com o cidadão para entender melhor a demanda, de modo a fornecer a informação mais adequada a sua solicitação.

5. O acesso à informação é gratuito?
Conforme dispõe o art. 12 da LAI, o serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito. Entretanto, podem ser cobrados os custos dos serviços e dos materiais utilizados na reprodução e envio de documentos. Neste caso, o órgão ou entidade deverá disponibilizar ao solicitante um Documento de Arrecadação Municipal (DARM) para que ele possa realizar o pagamento.

6. Quais são os prazos para resposta dos pedidos?
Se a informação estiver disponível, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante. Caso não seja possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade tem até 20 (vinte) dias para atender ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, se houver justificativa expressa.

7. Quem é obrigado a cumprir a Lei de Acesso à Informação?
A Lei de Acesso à Informação federal se aplica a toda a Administração Pública, ou seja, a todos os órgãos e entidades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como a todos os Tribunais de Contas e ao Ministério Público, conforme o disposto no art. 1º. Além da Administração Pública, a LAI abrange as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos, de acordo com o art. 2º.

Dúvidas Gerais

1. A Fundação Helena Antipoff oferece curso superior?

Não, os cursos superiores ofertados no campus são de responsabilidade da UEMG.

Em 2001, sob a presidência da professora Irene de Melo Pinheiro, a Fundação Helena Antipoff passou a oferecer os cursos superiores de Licenciatura do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira –ISEAT, por meio do Centro de Pesquisas e Projetos Pedagógicos – CPPP.

 Em 2007, a Fundação Helena Antipoff foi vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior- SECTES. Em 12 de agosto de 2009, os cursos de Pedagogia, Educação Física, Ciências Biológicas, Matemática e Letras foram estadualizados.

 No ano de 2013, por força da lei nº 20.807 de 26 de julho de 2013, os cursos de ensino superior mantidos pela Fundação Helena Antipoff foram incorporados à Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.

 A cerimônia de solenidade de assinatura do Decreto nº 46.361, que efetivou a incorporação dos cursos superiores nas dependências da Fundação Helena Antipoff contou com a presença do ex governador do estado, Antônio Anastasia; do ex presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; do ex prefeito de Ibirité Antônio Pinheiro Neto, do ex deputado federal Toninho Pinheiro, além de outras autoridades, docentes e moradores.

 

2. Como ingressar na UEMG?

Conheça as formas de ingresso na Universidade do Estado de Minas Gerais através do site.

 

3. Como ingressar na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo?
As inscrições para os cursos técnicos são realizadas através de formulário eletrônico disponibilizado no site mediante edital e com prazo de duração. Após a inscrição é realizado sorteio e os sorteados são contemplados para efetivação da matrícula e ingresso na Escola.

 

4. O que é colegiado escolar?
O Colegiado Escolar é o órgão representativo da Comunidade Escolar, com funções de caráter deliberativo e consultivo nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira das escolas estaduais.

As funções de caráter deliberativo compreendem a tomada de decisões relativas às diretrizes e linhas gerais das ações pedagógicas, administrativas e financeiras desenvolvidas na escola.

As funções de caráter consultivo compreendem a emissão de pareceres quando consultado pelo Diretor da Escola e/ou pela Comunidade Escolar sobre: propostas de medidas que visem a melhoria do ensino; avaliação institucional da Escola; avaliação de desempenho dos funcionários da escola; avaliação de aprendizagem do aluno; outras situações decorrentes das ações pedagógicas, administrativas e financeiras desenvolvidas na escola.
Os membros do Colegiado Escolar da Escola Sandoval Soares de Azevedo são eleitos a cada dois anos. Foram eleitos no dia 13/09/2019.

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Notícias

Na sessão "Notícias", cujo link está localizado no lado superior direito da tela, você encontrará um banco de notícias sobre os diversos acontecimentos ocorridos em toda a Fundação Helena Antipoff. Tais notícias estarão dispostas em ordem cronológica.

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