Você está aqui:

Projetos Práticas Exitosas

Ano - 2019

 

Alimentação Saudável

 

Sabendo-se da enorme preocupação referente a alimentação e em decorrência dos tipos de merenda que os alunos trazem de casa e os tipos de alimentos que andam consumindo. É possível verificar a enorme quantidade de açúcar e alimentos industrializados com alta concentração de sódio e conservantes que estão sendo ingeridos por nossos alunos. O projeto visa uma conscientização do que vem a ser alimentar com hábitos saudáveis. E através de aulas práticas e dinâmicas proporcionar ás crianças uma maneira de se alimentar bem de forma nutritiva e saudável. Dessa forma, o objetivo do projeto é permitir que os alunos, juntamente com seus familiares, reflitam sobre seus hábitos alimentares e das conseqüências que esses hábitos têm na sua saúde. Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento.  Ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.

 

“Devemos dar á criança oportunidade de contato com a natureza e a realidade, pondo a sua disposição terra, argila, madeira e água, com alguma ferramenta, suas mãos saberão criar aquilo que o coração deseja e o cérebro inventa”

Helena Wladimirna Antipoff

 Mousse Matemático

 

Buscando tornar as aulas de Matemática mais atrativas e alcançando um conhecimento mais significativo através da prática, trabalhamos na culinária "Mousse Matemático", as quatro operações básica (adição, subtração, multiplicação e divisão), trabalhamos tratamento de Informação (dados no gráfico analisando quantidade dos ingredientes, quantidade de alunos, sabores, preferências), trabalhamos resolução de problemas, sistema monetário, probabilidade e arredondamento.

 "Culminância, meu pratinho Saudável"

 Desastre, crime ambiental "Brumadinho"

 

Discussão em roda, debate, registro, apresentação de um texto referente ao tema, confecção do sentimento exposto em minidiscos.

Atividade Rosa dos ventos

 

Rosa dos ventos confeccionadas em dobraduras pelos alunos, realização de aula prática no pátio da Essa. "Rosa dos ventos humana", trabalhamos, raciocínio lógico, corporeidade, trabalho em equipe.

Projeto "Minha arte, Minha parte"

 

Na arte expressamos talentos intrínsecos e conseguimos expressar sentimentos, vontades, desejos. O objetivo é deixar fluir essa criatividade.

Projeto "Alimentação Saudável" - Visita à horta da FHA

 

Prática exitosa ciências, dia 23/04

 

Tema "Eu respiro", trabalhamos aula prática - A medida do tórax", material utilizado fita métrica.

Objetivo: trabalhar no coletivo, e através da prática, verificar que nossa caixa torácica, durante a inspiração, aumenta de volume tanto no sentido horizontal como no sentido vertical, o inverso ocorre na expiração. Nessa prática trabalhamos de forma indisciplinar, ciências (investigação, criatividade, pesquisa), português (registro, relatos, oralidade, exposição) e matemática (medidas de comprimento, operações básicas, arredondado, tratamento de informação).

Práticas Exitosas "Dia das Mães"

 

Ideia pesquisada na internet. Trabalhamos criatividade, desenvolvimento, autonomia, coordenação motora (traçado, recorte, colagem, montagem) e sobretudo a valorização do coletivo, o trabalho em equipe, saber esperar, ajudar o próximo, ser flexível nas demandas.

 "Sólidos Geométricos", aula realizada no dia 16/05

-5º ano / professora Verônica

Nesse prática trabalhamos no coletivo, desenvolvemos diferentes formas de identificar as Faces, Arestas e Vértices, trabalhamos os sólidos em papéis de ofício, cartolina, colorset, cotonetes, canudos, palitos de churrasco, palitos de dente, jujubas..realizamos apresentação e troca de experiências na confecção dos sólidos.

 


"Propriedades da Multiplicação"

Aula prática "Propriedades da Multiplicação", através das guloseimas trabalhamos de forma lúdica as Propriedades: Comutativa, Elemento Neutro, Associativa e Distributiva, após a consolidação do conteúdo realizamos a partilha  das guloseimas entre os alunos.

 

Professora Verônica Maciel, 5º ano 5.

Práticas Exitosas "Robótica"

 

De forma interdisciplinar abrangendo História (indústrias e suas linhas de montagem) ,Geografia (regiões e Estados na visão econômica e desenvolvimento), Português (relatório da prática,  produção de texto contextualizando a linha de montagem, a aula prática e o relatório) e Matemática (operações básica, resolução de problemas, tratamento de informações). Contextualizando de forma lúdica e no coletivo os conteúdos e temáticas trabalhados em sala.

 

Práticas Exitosas "Diga não ao Fumo"

Juntamente com o programa Proerd  e nossas aulas de ciências, realizamos um trabalho envolvendo escola e família, trabalhando uma "Campanha contra o Fumo" , alertando sobre os perigos do cigarro para os fumantes e para as pessoas que convivem com os fumantes. Cada aluno juntamente com seus familiares confeccionaram um cartaz contendo informações e ilustrações, o mesmo foi apresentado  e exposto em sala de aula.

Visita de ex alunas de Dona Helena Wladimirna Antipoff ao 5ºano 5.

"Palestra "Dengue"

realizada no dia 28/05/2019, auditório da FHA

 

"Dengue Não"

A nossa cidade de Ibirité, assim como demais cidades estão tendo um surto de Dengue.

A Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no nosso Estado.

Mais do que nunca TODOS NÓS temos que nos conscientizar e trabalhar em equipe, a Dengue  é um problema de TODOS, não adianta uns cuidarem e outros não.

Nós alunos do 5 ano 5 estamos empenhados em nosso projeto  "Dengue Não", nele realizamos diversas atividades, aulas práticas e discussões sobre o tema.

Acreditamos que juntos vamos vencer....

 

DENGUE NÃO.....

"Bingo"

Nessa prática trabalhamos sequência numérica, dicção, organização, regras, coletivo. Uns colaborando com os outros. Realizamos três rodadas, e cada rodada com seu respectivo ganhador.

Práticas Exitosas Proerd

Visita a viatura com as orientações e supervisão do cabo Gilson/ Proerd.

Momento Social turminha 5º ano 5

Momento Social do mês de Junho, entrada das bandeiras, hino nacional, apresentação de uma peça teatral e musical com o tema "Dengue Não".

5º Ano ESSA na Copa América

Em parceria com o projeto Proerd, alunos dos quintos anos ESSA prestigiaram a Copa América, apreciando o jogo de Bolívia x Venezuela.

Visita ao Batalhão da Polícia Militar - 5º ano 

 

Visita ao Batalhão da Polícia Militar em 02 de julho, culminância do programa combate às drogas "Proerd", turmas 5º ano 3 - professora Liliane e 5º ano 5 - professora Verônica.

Campeonato de Matemática

Trabalhamos multiplicação de um, dois e três algarismos, divisão de dois e três algarismos. Desenvolvemos trabalho em equipe estimulando a autonomia dos alunos e as regras entre as equipes.

Olimpíadas de Poesias

Foi realizado na Escola Sandoval, nas turmas dos quintos anos, a Olimpíadas de Poesias, tendo como tema "O lugar onde eu vivo", todos os alunos tiveram a oportunidade de participar, uma competição estadual, em que cada escola competirá com um representante.  O aluno Douglas do 5º ano 5  da professora Verônica Maciel, seguirá a olimpíada representando a Escola Sandoval Soares de Azevedo. Sua poesia foi escolhida abrilhantando o campeonato.

 Estudo do Crescimento da Cidade de Ibirité 

  

A professora Verônica Maciel, juntamente com seus alunos, desenvolveu o estudo do crescimento da cidade de Ibirité na disciplina de geografia. O projeto inclui aulas teóricas e práticas, possibilitando atividades pedagógicas como: pesquisa de fotos antigas e atuais, da cidade de Ibirité, destacando seu desenvolvimento, pesquisa sobre os bairros mais antigos e os bairros recentes,  levantamento do aumento e crescimento da população, trabalho com o tratamento de informação e com as escalas.

O Corpo e o Esnsino da Matemática

A professora Verônica trabalhou com o  5º ano 5 a matemática de forma inovadora, de modo que os alunos utilizaram o próprio corpo para construir os segmentos de reta e semirreta.

 

Independência do Brasil

O 5º ano 5 trabalhou com a temática da independência do Brasil, com o significado da Bandeira , dos símbolos e das cores.

ESSA:  Anos de História

O 5º ano realizou um estudo sobre a história da ESSA em que discutiu-se em roda a história da escola contextualizando as práticas pedagógicas no decorrer dos anos até atualmente. Essa atividade incluiu também: a visita ao painel de aniversário ESSA com registros da linha do tempo, a criação do esboço de desenhos no caderno de artes da entrada da escola e do bolo de aniversário com frases motivadoras para nossa escola ditas por dona Helena Antipoff, a fundadora de nossa instituição.

Dia da Árvore

O 5º ano 5 vivenciou uma aula prática em comemoração ao "Dia da Árvore" realizando visita supervisionada ao horto  e plantio de diversas árvores na Fundação Helena Antipoff.  Parabéns a todos pela iniciativa!

Estudos ao Pé das Árvores

Estudo Dirigido, revisão das avaliações, turminha 5º ano 5 - professora Verônica.

Projeto Granjinhas: continuidade dos trabalhos de  Dona Helena Antipoff

O Projeto Granjinhas está sendo trabalhado com os alunos do 5º ano 5, dando continuidade as metodologias criadas por Dona Helena Antipoff, disponibiliza espaços de terra a serem explorados criando oportunidades de aprendizagem para os alunos desde a criação de nomes para as granjinhas, definição dos lotes, medição dos terrenos até  decisões do que plantar.

Socialização e Contação de Histórias

Após uma semana de provas, nada como extravazar no universo da diversão. Um momento de contação de histórias e socialização com o 5º ano 5.

Laboratório de Robótica ESSA - Fab Lab

 

O 5º ano 5 visitou o Laboratório de Robótica da ESSA e teve a oportunidade de conhecer a magia das tecnologias da impressora 3D, da impressora de corte a laser e muito mais.

Brincadeiras na Semana da Criança

Semana da criança.... gincanas 5º anos, corrida no saco, cabo de guerra, batata na colher, dança da laranja, campeonatos matemáticos.

Alimentação Saudável na Semana da Criança

Semana da criança "salada de frutas", trabalhamos no coletivo e de forma interdisciplinar o preparo da salada de frutas, realizamos matemática com operações básicas, português fizemos uma produção de texto coletiva, ciências trabalhamos sabores, textura, sementes, tempo de colheita. Após a troca de experiências foi o momento de degustar e apreciar o gosto das frutas juntas.

Semana da Criança: muita diversão e interação

Festival de bolhas na semana da criança com muita alegria e interação entre as crianças!

Estudos da História dos Quilombolas

Trabalhando culturas, costumes e história dos quilombolas, ensaio da dança maculelê.

Projeto Soletrando

Teve início o "Projeto Soletrando"  na turma 5º ano 5 da professora Verônica Maciel. O projeto tem como objetivo melhorar o registro, pronúncia, aumentar o vocabulário, raciocínio lógico, desenvolver o trabalho coletivo e em equipe.

No primeiro momento trabalharemos rodadas de palavras no nível fácil, mediana e difícil, iremos afunilando até alcançarmos um determinado número de alunos que participarão da grande final. Na final será premiado o terceiro, segundo e primeiro lugar.

Final do Projeto Soletrando

Segunda rodada "Soletrando 5 ano 5 - professora Verônica", alunos empenhados e a cada dia melhores... Vamos nos preparar, está chegando a grande final...

Leitura na Biblioteca Amélia de Castro

Momento literário na biblioteca Amélia de Castro/ESSA.... apreciamos a leitura Deleite, leitura por prazer..

Projeto Granjinha: aprendizagem e diversão

Projeto Granjinhas, os alunos deliciaram a água de coco e sua castanha, o objetivo dessa prática é levar os alunos a pesquisarem, lerem e terem um aprendizado significativo com relação ao plantio dentro do coco, após a degustação os alunos acompanhados da equipe Granjinhas prepararam os cocos para o plantio, e para isso foi realizado anteriormente uma discussão e debate sobre essa prática, suas qualidades para o meio ambiente e o aproveitamento da técnica, trabalhando de forma interdisciplinar os conhecimentos de Helena Antipoff, com as práticas da Agroecologia, com as disciplinas de Ciências, Artes, Matemática e História..

Dia da Consciência Negra

Projeto "Consciência Negra 5 anos"...tivemos apresentações artísticas Dança Maculelê, capoeira, desfiles e lindas poesias, o evento foi desenvolvimento em equipe e de forma coletiva.

Jogos Pedagógicos

Destrezas sendo trabalhadas através de jogos pedagógicos, trabalho em equipe, desenvolvendo raciocínio lógico.

Conhecendo as Sementes

Conhecendo as sementes de alimentos (cereais como: feijão, arroz, milho, dentre outros) como  de vegetações, trabalhou-se espessura, formato, cor, probabilidade de germinação, cuidados no plantio.

Projeto Granjinhas

Hoje dividimos as Granjinhas, escolhemos as plantas a serem plantadas, discutimos os combinados de plantio, organizamos os lotes, recebemos sementes de girassol e um encarte orientando o plantio, visitamos o horto, degustamos a sombra e os frutos do pé de pitanga.

Oficina da Bonequinha Abayomi

Oficinas da bonequinha Abayomi....Semana da Consciência Negra.