Você está aqui:

Museu Helena Antipoff

O Museu, localizado nas dependências da Fundação Helena Antipoff, mantém um significativo acervo arquivístico, bibliográfico e tridimensional relacionado à vida e obra da pesquisadora Helena Antipoff.

Tudo começou quando a Fundação Estadual de Educação Rural "Helena Antipoff", no intuito de prestar uma homenagem à sua fundadora, resolveu, em reunião do seu Conselho de Curadores, transformar os aposentos da Professora Helena Antipoff, ocupados pela mesma entre 1955 e 1974, em "Sala Helena Antipoff". Os bens móveis, guardados nos aposentos da educadora, e o pavilhão que abriga o Museu foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Paisagístico de Ibirité, ato publicado em 15 de janeiro de 2003 no Minas Gerais - caderno I - com o Extrato do Decreto n.° 1.895, 27/12/2002.

 

Atualmente, o espaço está dividido em três salas:

Sala Helena Antipoff” - Aposentos em que viveu Helena Antipoff. Abriga artefatos que a educadora acumulou no decorrer da sua vida. São documentos textuais, bibliográficos, iconográficos e tridimensionais que além de revelarem a trajetória de vida da pesquisadora são de grande importância para a memória da Psicologia e da Educação no Brasil e no mundo.

Sala de processamento técnico e consulta ao acervo” - Sala destinada à consulta ao acervo. Nesse espaço também é feito o levantamento, seleção e organização dos artefatos objetivando tanto o registro quanto a análise histórica e documental dos mesmos.

Sala de exposições” - Sala que abriga exposição sobre a trajetória de Helena Antipoff e memória da Escola “Sandoval Soares de Azevedo”.

 

Consulta ao Acervo

A consulta é feita na “Sala de consulta ao acervo”. Como o Acervo Arquivístico e Bibliográfico encontra-se em processo de organização, a consulta ao mesmo é feita através da informação prévia sobre o tema a ser pesquisado.

 

Visitação e Consulta ao acervo do Museu Helena Antipoff

Descrição: Os interessados em conhecer a vida e a obra da educadora Helena Antipoff podem ter acesso às informações no museu construído em sua homenagem na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité. O museu oferece a pesquisadores, estudiosos e à comunidade em geral um acervo completo da educadora, uma das pioneiras na difusão da abordagem construtivista no Brasil. A abordagem centra a educação nos interesses do aluno e leva em consideração sua cultura e criatividade, estabelecendo novos rumos para a metodologia de ensino. O museu abriga fotografias, documentos e medalhas recebidas por Helena Antipoff. O espaço é aberto somente para visitação e consulta, não sendo permitido nenhum tipo de empréstimo do material exposto. O interessado deve procurar a unidade de atendimento listada abaixo, onde devem ser agendadas as visitas de grupos. O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Valor da Taxa: Gratuito
 Nenhum documento é necessário para a prestação deste serviço.

Acervo da Biblioteca Pessoal da Professora Helena Antipoff Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.

 

Visitas ao Museu

Período: segunda-feira a sexta-feira.
Horário: 7h às 21h.
Turmas de instituições de ensino devem ser agendadas antecipadamente através do telefone: (31) 3521-9531 ou pelo e-mail: museu@fha.mg.gov.br