Você está aqui:

Biblioteca Amélia de Castro

A Biblioteca Amélia de Castro está localizada na Escola Sandoval Soares de Azevedo e atende a comunidade estudantil do ensino fundamental I e II, assim como o ensino médio e aos alunos do EJA, bem como a todos os funcionários da Fundação Helena Antipoff.

A sua finalidade principal enquanto espaço educacional e de aprendizagem, é estimular conexões entre os saberes e tem por objetivos principais fomentar a leitura, oferecendo acesso ao conhecimento, ao questionamento, à pesquisa, à imaginação e ao processo criativo dos estudantes, e possibilitando uma alternativa de inclusão social.

O acervo da Biblioteca Amélia de Castro é composto por literaturas geral, infantil e infanto-juvenil, poesias, contos e crônicas, materiais de referência, materiais especiais como mapas e atlas, DVDs e CD’S, além dos livros didáticos para entrega aos alunos.

O nome da Biblioteca Amélia de Castro surgiu em referência a educadora Amélia de Castro Monteiro, diplomada pela Escola Normal de Belo Horizonte, com especialização na Universidade de Columbia, EUA. Tornou-se professora de didática da Leitura e Escrita e diretora da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Helena Antipoff, quis homenagear à memória da grande educadora Amélia de Castro Monteiro, traduzido, com a sua inteligência e afetividade, a admiração que sentia por aquela mestra, que foi a alma da Escola de Aperfeiçoamento, escola esta que acolheu nossa mestra Helena Antipoff nos áureos tempos de sua chegada em Minas Gerais.

Na construção da Escola Sandoval Soares de Azevedo, tivemos várias homenagens a personalidades importantes na carreira da mestra Helena Antipoff.

 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 22:15.

biblioessa@fha.mg.gov.br | (31) 3521-9534