O processo de ensino e aprendizagem é amplo e pode acontecer de várias formas. Muitas vezes o ponto de partida pode ser, inclusive, uma curiosidade. Durante a aula da professora Verônica do 3º ano 1, da Escola Sandoval Soares de Azevedo (ESSA), os alunos questionaram se o morango nascia de uma árvore frutífera semelhante aos pés de laranja e limão, a partir daí a estratégia da docente foi ampliar a discussão e através da teoria e da exposição prática transformar essa curiosidade em conhecimento.
“Juntos pesquisamos e montamos o mapa mental-morango. O ponto de partida foi apresentar um morangueiro e os alunos ficaram intrigados por ele crescer em uma estrutura rasteira. Na sequência, além da estrutura da fruta, eles puderam degustar, tirar dúvidas e fazer seus comentários sobre a aula”, afirma a docente.
Links
[1] http://www.fha.mg.gov.br/sites/default/files/styles/colorbox_full_720_largura/public/galerias_de_imagem/2021/10/whatsapp_image_2021-09-18_at_074534_1.jpeg?itok=chm7GHo3
[2] http://www.fha.mg.gov.br/sites/default/files/styles/colorbox_full_720_largura/public/galerias_de_imagem/2021/10/whatsapp_image_2021-09-18_at_074534.jpeg?itok=iz7nGjU6
[3] http://www.fha.mg.gov.br/sites/default/files/styles/colorbox_full_720_largura/public/galerias_de_imagem/2021/10/whatsapp_image_2021-09-18_at_074533_3.jpeg?itok=5YIzU4s9
[4] http://www.fha.mg.gov.br/sites/default/files/styles/colorbox_full_720_largura/public/galerias_de_imagem/2021/10/whatsapp_image_2021-09-18_at_074533_2.jpeg?itok=IyWVFd2E