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Programa de Capacitação de Servidores da FHA

Publicado em: 
29/01/2023
Última modificação: 
29/01/2023

Os servidores são a parte mais importante de uma instituição, quando se investe na capacitação dos colaboradores, torna-se possível o desenvolvimento e integração de todos os setores, contribuindo para realização das atividades com eficiência, melhorias nos processos e serviços prestados aos cidadãos.

A capacitação dos servidores tem sido um dos focos da Fundação Helena Antipoff, devido aos resultados positivos conquistados com a prática. "Profissionais capacitados se sentem motivados em sua rotina, enxergam uma maior valorização do seu trabalho, além de se sentirem preparados para lidar com os desafios diários", afirma Vicente Tarley, presidente da FHA.

Para isso, é de extrema importância que os servidores se dediquem aos treinamentos promovidos. É necessário enxergar a capacitação como uma oportunidade para elevar os resultados, adquirir novos conhecimentos e habilidades, por isso, é um trabalho conjunto da gestão e seus servidores.

A Fundação Helena Antipoff firmou contrato de prestação de serviços com a Fundação João Pinheiro, para implantação do “Programa de Capacitação de Servidores da FHA”. Na oportunidade, foram ministrados dez cursos presenciais, sendo eles: planejamento estratégico; gestão de pessoas no setor público; orçamento base zero; melhoria e modelagem de processos; cultura organizacional; trabalho em equipe; lei geral de proteção de dados; gestão de riscos na administração pública; segurança da informação e, integridade, compliance e combate à corrupção.

No total, foram 189 servidores capacitados nos diversos temas abordados. Os temas dos cursos foram escolhidos pela gestão em observância às demandas atuais da instituição e considerando o trabalho de Avaliação da Estrutura de Controle Interno à Nível de Entidade, realizado pela Controladoria Seccional da FHA que identificou deficiências em áreas específicas e priorizadas para capacitação neste momento inicial. "A obrigatoriedade de melhoria na qualidade da prestação dos serviços públicos e, consequentemente, da capacitação profissional, contribui para uma nova perspectiva sobre a visão servidor público, na qual a melhora dos serviços prestados à sociedade está diretamente vinculada a um planejamento da instituição pública", destaca Suelem Vieira, controladora seccional da instituição.

A FHA, como órgão da administração pública, acredita que a preparação e contínuo desenvolvimento de servidores que estejam habituados a aprender e reaprender suas habilidades, propicia uma prestação de serviço mais condizente aos anseios que a sociedade atual exige.

É de extrema importância ressaltar que outras inúmeras capacitações, além do programa de capacitação de servidores, foram ministradas no âmbito da FHA, através do Núcleo de Formação Presencial e à Distância, que oferece cursos online, palestras e capacitações nas mais variadas áreas do conhecimento.

"O trabalho não pode parar! É necessário desenvolver um ambiente fértil para que consequentemente, o servidor seja valorizado, fazendo com que ele tenha uma visão sistêmica do lugar que ocupa na administração pública e da real importância do seu trabalho para os cidadãos, transformando assim, sua maneira de pensar e agir. O objetivo é formar multiplicadores, servidores bem preparados que almejam trazer ganhos para ele e para a instituição na qual está inserido e prestar um serviço público de qualidade", afirma Vicente Tarley.