Você está aqui:

Notícias

AFS celebra conquista internacional com bolsa de intercâmbio na Itália para aluna da FHA

Publicado em: 
24/01/2024
Última modificação: 
24/01/2024

Com muita alegria compartilhamos uma notícia sobre a nossa parceria com a AFS Intercultura Brasil, organização colaboradora no projeto "Cidadão Global: de Minas para o Mundo". O comitê da AFS em Belo Horizonte foi premiado internacionalmente no quesito de maior impacto social, reconhecendo o número expressivo de intercambistas enviados do mesmo local, graças ao Projeto Cidadão Global da Fundação Helena Antipoff que tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento de uma postura de conscientização ativa à medida que os envolvidos entendam suas próprias capacidades como membros contribuintes de suas comunidades locais, nacionais e globais.

A FHA e a AFS, comprometidas com o desenvolvimento e o enriquecimento cultural dos jovens, decidiram celebrar essa conquista de forma única, presenteando uma aluna da Fundação Helena Antipoff com uma bolsa de intercâmbio de dois meses na Itália.

A seleção da aluna contemplada seguiu critérios de excelência e dedicação. A escolha recaiu sobre os participantes do projeto em parceria com a Fundação Torino, que se destacaram no aprendizado do idioma italiano, demonstrando não apenas habilidades linguísticas, mas também uma participação e resultados no curso.

"Ficamos muito felizes de ganhar o Prêmio de Impacto Social, porque esse é o objetivo do Projeto Cidadão Global. Impactar, enquanto cidadania globalmente, impactar uma região. É o maior sonho desse projeto desde o início. Então, esse reconhecimento foi muito gratificante. E aí, quando a Rosana contou da bolsa para a Itália por dois meses, pensamos qual o aluno iria contemplar. Temos uma infinidade de alunos, mas nós temos um projeto com a Fundação Torino, no qual desempenha esse papel de democratização do acesso a línguas estrangeiras. Então, isso compartilha muito com o valor do prêmio. Dessa parceria a gente tem colhido muito bons frutos também. Procuramos a Fundação Torino para nos indicar alunos que tenham feito um bom trabalho, que tenham se empenhado e dedicado nos estudos, já que é uma bolsa de dois meses, porque não para quem já estuda italiano? Surgiu aí o nome da Julia, junto com elogios incríveis sobre sua pronúncia, sua dedicação e suas notas", conta Carolina Lobo, Gerente de Projetos e Resultados da FHA.

Julia Fernanda Trindade dos Santos, 16 anos, aluna do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional do Curso Técnico em Informática da Instituição, compartilha sua emoção e alegria pela oportunidade."Gostaria de expressar minha profunda gratidão à FHA e a AFS pela bolsa de intercâmbio para Itália que me foi concedida. Essa bolsa além de tornar possível o meu sonho de estudar no exterior, abrirá portas para um crescimento acadêmico e cultural muito grande. Agradeço sinceramente por acreditarem no meu potencial tanto escolar, quanto no curso de italiano fornecido pela Fundação Torino. Eu estarei comprometida a aproveitar ao máximo essa oportunidade e, no futuro, retribuir à sociedade com os conhecimentos que irei adquirir. Obrigada mais uma vez, FHA e AFS, por serem os facilitadores deste capítulo transformador em minha vida."

Parabéns a nossa aluna Julia! Acreditamos que experiências internacionais como essa ampliam horizontes e moldam cidadãos globais conscientes e engajados. Estamos ansiosos para testemunhar o impacto que essa oportunidade trará à Julia e à comunidade educacional como um todo.