Você está aqui:

Notícias

FHA na mídia

Publicado em: 
26/02/2024
Última modificação: 
26/02/2024

Ingressar em uma universidade pública é um sonho que está cada vez mais próximo para os estudantes da rede pública estadual de ensino que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado tão aguardado pelos candidatos, que além de concluírem o ensino médio, também idealizam uma vaga em instituições de ensino superior, veio no último dia 16 de janeiro. Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes podem conferir o resultado da edição de 2023 pela Página do Participante. 

A disponibilização da disciplina eletiva de redação ajudou Taina Melo Mendonça, estudante do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) Profissional, a dar mais um passo rumo ao sonho de cursar fisioterapia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A jovem concluiu os estudos na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, pertencente ao complexo da Fundação Helena Antipoff (FHA), em Ibirité (RMBH), que é vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). 

“Sempre tive facilidade de escrever, mas ainda faltava técnica. Como nunca tive condições para pagar um curso preparatório, fiquei extremamente feliz quando soube que teria a disciplina eletiva de redação, que me ajudou a aprimorar minha escrita. Na redação do Enem 2022 tirei 840 sem a eletiva, então é perceptível que tive uma grande evolução. Foi uma nota conquistada com muita ajuda e apoio dos professores e da minha família, amigos e principalmente de Deus”, diz Taina, orgulhosa dos 980 pontos conquistados em 2023. 

Motivo de expectativa e nervosismo para os participantes, o Inep avalia o candidato em quatro provas objetivas, divididas entre as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos, e matemática e suas tecnologias. A segunda parte do exame, discursiva, é a redação no valor de mil pontos, área em que muitos estudantes focam em se preparar, pois, diferente das questões fechadas, o candidato tem a oportunidade de construir e justificar os argumentos dentro das competências exigidas. 

A cada ano são especulados os possíveis temas que serão propostos pelo Inep. Em 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, foi a pauta escolhida pela comissão organizadora. 

 

https://www.educacao.mg.gov.br/estudantes-da-rede-estadual-comemoram-o-bom-desempenho-no-enem-2023/