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FHA aposta em jogos e programas educativos para acolhimento socioemocional dos alunos

Publicado em: 
25/05/2022
Última modificação: 
25/05/2022

 

A Fundação Helena Antipoff acaba de renovar a contratação do Programa MenteInovadora, da Mind Lab, empresa de tecnologias educacionais, para alunos da primeira à quinta série do ensino fundamental. O principal objetivo é desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas no ensino. O programa vai beneficiar cerca de 725 alunos e 42 professores farão o treinamento para aplicação da metodologia.

O programa já é usado pela instituição desde 2016 e sua renovação será muito importante para os alunos, que, devido ao isolamento social, tiveram e continuam tendo inúmeros problemas como ansiedade e crises de stress, que afetam, inclusive, o relacionamento interpessoal. Os jogos de raciocínio e as situações que a metodologia propõe ajudam no desenvolvimento cognitivo e socioemocional e servirá como um importante apoio à saúde mental e equilíbrio emocional dos estudantes.

Para Carolina Lobo, gerente de projetos e resultados, o programa será fundamental para a integração e desenvolvimento dos alunos, já considerando a normalização da pandemia e flexibilização. “O isolamento social foi muito duro para nossas crianças e seus familiares e o longo período longe das escolas causou um impacto muito grande nos processos de aprendizagens, mas estamos confiantes de que, com novas tecnologias e o respaldo do novo programa, estaremos mais próximos da normalidade na Educação e da recuperação de perdas”, comentou. O contrato envolve ainda a distribuição de diferentes kits com materiais pedagógicos para a escola, o professor e o aluno. Todos alinhados à metodologia e que somarão ao treinamento recebido pelos professores.

O Programa MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados e tem resultados comprovados no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como a empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. A metodologia é utilizada em mais de 20 países, tais como: Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.