Estudantes do curso técnico em enfermagem visitam a Museu da Loucura

20/06/2023
20/06/2023

Estudantes do curso técnico em enfermagem da Fundação Helena Antipoff tiveram uma experiência enriquecedora ao visitarem o Museu da Loucura em Barbacena. O objetivo dessa visita foi resgatar a memória e a história da psiquiatria, a fim de ampliar seus conhecimentos e compreender a evolução dessa área tão importante da saúde.

No currículo do curso, uma disciplina em particular desperta grande interesse e reflexão: "Enfermagem em Saúde Mental". Nessa matéria, os estudantes têm a oportunidade de explorar diversos tópicos relacionados ao campo da saúde mental, incluindo a história e a reforma psiquiátrica no Brasil e no mundo.

Sob a orientação do professor Wellington Moreira, foi proposto um projeto especial com o intuito de estimular o pensamento crítico dos estudantes e promover uma assistência mais humanizada. Através da reflexão sobre a trajetória da psiquiatria, eles são desafiados a questionar os paradigmas estabelecidos e buscar alternativas para uma abordagem mais acolhedora e eficaz no cuidado aos pacientes com transtornos mentais.

A visita ao Museu da Loucura desempenha um papel fundamental nesse projeto, pois proporciona um contato direto com a história e os artefatos relacionados à psiquiatria. Ao explorarem as exposições e interagirem com os objetos e documentos ali preservados, os estudantes têm a oportunidade de compreender os desafios enfrentados pelos pacientes ao longo dos tempos, bem como as transformações ocorridas na área da saúde mental.

Essa imersão na história da psiquiatria desperta nos alunos uma consciência crítica em relação aos estigmas e preconceitos associados aos transtornos mentais. Eles são incentivados a refletir sobre como podem contribuir para uma assistência mais humanizada, que valorize a singularidade e a dignidade de cada indivíduo, respeitando suas necessidades e promovendo sua autonomia.