Artigo de alunos publicado no III Congresso Nacional Online de Conservação e Educação Ambiental

08/09/2023
08/09/2023

Temos a honra de compartilhar a conquista de nossos alunos durante o "Torneio de Robótica da Fundação Helena Antipoff". Mais do que uma competição, este evento foi uma oportunidade para nossos jovens brilharem em áreas como Mérito Científico, que se tornou um dos três pilares de avaliação do campeonato interno na Fundação Helena Antipoff.

O tema deste desafio era o ODS 13, que diz respeito às ações contra as mudanças climáticas, destacando a importância de abordar questões ambientais e financeiras de forma responsável. E é aqui que nossa equipe "Greenfriends" entrou em ação!

Composta por seis alunas talentosas, lideradas por Bárbara Mota Fonseca e orientadas por Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, as jovens iniciaram uma jornada árdua. O primeiro passo foi a distribuição de tarefas de leitura e curadoria. Emanuelly Campos Carvalho e Maria Eduarda Eliziário foram as responsáveis pela redação do Mérito Científico.

O artigo resultante passou por uma revisão minuciosa pelo técnico Uilmer Rodrigues e foi submetido à Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente. Em um momento de orgulho, soubemos que o artigo foi aceito no III Congresso Nacional Online de Conservação e Educação Ambiental, com o título "As potencialidades e limitações das políticas públicas e privadas no Brasil para redução da emissão dos gases do efeito estufa pelas indústrias de petróleo e gás natural no país". Isso significa que o trabalho das alunas foi publicado em uma revista indexada, com registro de ISSN e código DOI.

O processo de criação deste artigo foi uma jornada repleta de desafios e descobertas, como compartilha Bárbara Mota, a líder da equipe. Ela começou delimitando os principais tópicos, coletando informações de fontes confiáveis e realizando fichamentos. À medida que a escrita avançava, mergulhava mais profundamente na pesquisa, explorando nuances e perspectivas variadas.

Emanuelly Campos, uma das escritoras do artigo, relembra os desafios e a gratificação do processo. "Não foi fácil, mas ao ver o resultado final, vejo que tudo valeu a pena. O sentimento é gratificante, não há palavras para definir".

Maria Eduarda, outra escritora do artigo, compartilha a experiência como única e enriquecedora. "Ter um artigo publicado é uma honra e uma alegria, principalmente depois de todo trabalho e colaboração da nossa equipe".

Estamos orgulhosos de nossas alunas e do trabalho árduo que levou a essa conquista. Parabéns à equipe "Greenfriends" e a todos que tornaram isso possível!

green_friends.pdf

PDF. 9.55 MB