Você está aqui:

Notícias

Explorando o mundo das coordenadas cartesianas

Publicado em: 
13/09/2023
Última modificação: 
13/09/2023

Na aula de matemática da professora Rosely Cavalcante, os estudantes dos 7º anos do ensino fundamental da Escola Sandoval Soares de Azevedo mergulharam no fascinante universo do sistema de coordenadas cartesianas. Essa ferramenta não é apenas uma criação matemática; é um guia para explorar o mundo ao nosso redor!

 

O plano cartesiano, com seus eixos perpendiculares - o eixo das abscissas (x) e o eixo das ordenadas (y) - nos permite localizar pontos em qualquer espaço; desde a criação de gráficos simples até a cartografia e localizações geográficas complexas, essas coordenadas têm um papel vital em nosso mundo moderno.

 

Mas sua importância não para por aí! O estudo de funções, que usa o plano cartesiano como base, não é restrito à matemática; ele se expande para muitas outras áreas da ciência, moldando nosso entendimento do mundo e impulsionando inovações em várias disciplinas.

 

Nesta aula, prestamos homenagem a uma das mentes mais brilhantes da história, Albert Einstein; físico, matemático, professor e ativista político cujo legado perdura. Nascido em 14 de março de 1879, na Alemanha, e laureado com o Prêmio Nobel de Física em 1921, suas contribuições para a ciência e o mundo são inestimáveis. Einstein continua a inspirar gerações com sua curiosidade e genialidade.