Você está aqui:

Notícias

Fab Lab Escola FHA é credenciado a rede internacional

Publicado em: 
16/09/2023
Última modificação: 
16/09/2023

O Fab Lab Escola FHA é projetado como educacional. É uma instalação especializada dentro da escola que fornece aos alunos acesso a ferramentas e tecnologias de fabricação digital. É equipado com várias ferramentas e máquinas que permitem aos alunos projetar, prototipar e fabricar objetos físicos. Essas ferramentas incluem impressoras 3D, cortadoras a laser, máquinas CNC, cortadoras de vinil, equipamentos de prototipagem eletrônica e uma variedade de ferramentas manuais.

O principal objetivo do nosso fablab escolar é promover o aprendizado prático, a criatividade e as habilidades de resolução de problemas entre os alunos. Ele fornece um ambiente onde os alunos podem se envolver no aprendizado baseado em projetos e aplicar conceitos de várias disciplinas, como ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). Ao utilizar as ferramentas e tecnologias do fablab, os alunos podem transformar suas ideias em objetos tangíveis, fomentando a inovação e o empreendedorismo.

Também visa promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos, incentivando uma abordagem multidisciplinar, onde alunos de diferentes disciplinas e séries podem colaborar em projetos. Esse ambiente colaborativo promove a comunicação, o pensamento crítico e o compartilhamento de conhecimentos e habilidades.

Além disso, nosso fablab escolar oferece orientação de professores ou especialistas em áreas relevantes. Eles podem fornecer workshops, sessões de treinamento e currículo baseado em projetos para ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades técnicas e compreender os princípios da fabricação digital e obter experiência prática em design e fabricação.

 

"O credenciamento do Laboratório de Fabricação Digital FHA na Rede Fab Lab propiciará avanços significativos no processo ensino aprendizagem, sobretudo nos processos de fabricação digital, prototipagem e Cultura Maker. O Fab Lab Escola FHA possibilitará o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e desenvolvimento de trabalho em equipe contribuindo para uma formação ampla. Além do desenvolvimento de projetos, materiais didáticos e de apoio pedagógico. O credenciamento na rede Fab Lab traz ganhos para a comunidade interna e externa da FHA, uma vez que, os Fab Labs são espaços compartilhados para que pessoas da comunidade possam desenvolver diferentes projetos, sobretudo, de fabricação digital. Nós da equipe ficamos muito felizes com o credenciamento na Rede Fab Lab, o que amplia parcerias externas e a visibilidade do laboratório a nível nacional e internacional", afirma Amauri Libério, servidor da FHA.