Setembro amarelo: mês de prevenção ao suicídio

10/09/2023
10/09/2023

O mês de setembro é marcado por uma campanha de grande importância, o Setembro Amarelo, que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio. A escolha da cor amarela como símbolo da campanha representa a atenção necessária a essa causa tão sensível.

A cada ano, milhares de vidas são perdidas devido ao suicídio, e é fundamental quebrar o tabu em torno desse tema. A campanha busca não apenas sensibilizar, mas também promover um diálogo aberto sobre o assunto, incentivando as pessoas a falarem sobre suas emoções e dificuldades. Acreditamos que, ao criar um ambiente de compreensão e apoio, podemos reduzir o número de casos de suicídio.

No dia 10 de setembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um momento crucial para destacar a importância desse tema. A Fundação Helena Antipoff desempenha um papel significativo nesse esforço, oferecendo apoio por meio da Clínica Édouard Claparède, que conta com profissionais altamente capacitados para esclarecer a relevância do tema e fornecer orientações para quem precisa.

Embora seja um assunto delicado, não podemos permitir que haja dúvidas sobre a gravidade do tema. Trata-se de um desafio que afeta não apenas os indivíduos, mas também a psicologia e a saúde pública como um todo. A prevenção começa com a conscientização, a empatia e a compreensão de que, juntos, podemos fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam momentos difíceis.

Vamos estender a mão, ouvir atentamente e oferecer apoio a quem precisa. Juntos, podemos criar uma sociedade mais atenta e acolhedora, onde cada vida importa e onde o amor e a compaixão são as principais ferramentas na prevenção ao suicídio.