Você está aqui:

Notícias

Explorando a geometria com tangram

Publicado em: 
29/11/2023
Última modificação: 
29/11/2023

No universo da educação matemática, o tangram surge como um intrigante quebra-cabeça geométrico chinês, revelando-se uma ferramenta para o aprendizado prático de matemática e geometria. Sob a orientação do professor Henrique, as turmas 8º ano da Escola Sandoval Soares de Azevedo se envolveram em atividades que superam o ensino tradicional, construindo tangram em folhas A4 e explorando a criatividade ao formar figuras diversas com as peças recortadas.

A sala de aula transformou-se em uma oficina de criatividade, onde linhas e ângulos ganharam vida nas mãos dos estudantes. A manipulação tangível das peças não só consolidou conceitos matemáticos, mas também proporcionou uma compreensão prática e intuitiva dos princípios geométricos. As atividades práticas com tangram não apenas ensinaram, mas inspiraram uma abordagem lúdica e participativa ao aprendizado.

Com as peças já recortadas, os alunos deram asas à imaginação, transformando a sala de aula em um palco de geometria em movimento. Assim, o universo do tangram não foi apenas uma aula de matemática; foi uma experiência que desafiou e inspirou a imaginação.