Viagem literária pelo Século XIX

12/12/2023
12/12/2023

No século XIX, um período cheio de mudanças no mundo, a literatura clássica surgiu como reflexo das revoluções e inovações da época. A professora da Fundação Helena Antipoff, Elba Loures, trouxe à vida esses tempos nas aulas de Língua Portuguesa com um chá literário focado na Literatura Clássica do século XIX, destacando duas histórias marcantes ao lado dos alunos da Escola Sandoval Soares de Azevedo.

Um dos destaques foi o romance "Senhora" de José de Alencar, que nos leva para a sociedade carioca do século XIX. A personagem Aurélia Camargo surge de repente, conquistando atenções com sua beleza deslumbrante, riqueza e atitude altiva. Em outro canto do mundo, "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen nos leva à Inglaterra rural, onde as cinco irmãs Bennet enfrentam desafios em uma sociedade patriarcal que valoriza o casamento para as mulheres.

"Ambas as obras refletem uma transição entre o Romantismo e o Realismo, é uma pequena mostra do passado, mas também uma oportunidade para os alunos compreenderem a essência da sociedade e dos desafios humanos que ultrapassam o tempo. Os alunos absorvem conhecimento sobre épocas passadas, construindo pontes entre passado e presente, além de serem desafiados a questionar e refletir sobre os padrões e valores presentes em suas próprias vidas", afirma a discente.