Você está aqui:

Notícias

Campanha vacinal contra meningite C no campus da FHA

Publicado em: 
27/02/2023
Última modificação: 
27/02/2023

Nos dias 23 e 24 de fevereiro aconteceu a campanha vacinal contra meningite C no campus da Fundação Helena Antipoff.

Servidores e alunos da instituição foram vacinados, totalizando 350 pessoas imunizadas. Esta vacina ajuda a proteger contra o tipo C da doença meningocócica, que pode evoluir para meningite e outras doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas.

Para Renata Hastenreiter, enfermeira e servidora da Fundação Helena Antipoff, essa iniciativa é de extrema importância e eficaz prevenção. "A vacinação previne mais de 30 doenças potencialmente mortais. É uma das intervenções de saúde mais eficazes e que podem salvar vidas. Graças às vacinas, algumas doenças foram erradicadas do mundo, como por exemplo, a febre amarela em 1942, a poliomielite em 1994 e o tétano neonatal em 2017."

 

Transmissão

A bactéria meningocócica pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, através do beijo, tosse ou espirros, por exemplo.

 

Sobre a doença

Pode afetar pessoas de qualquer idade, mas afeta principalmente bebês, crianças em idade pré-escolar e jovens.

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada.